terça-feira, 15 de maio de 2012

Professor: profissão ou vocação?

Todo mundo tem uma lembrança de algum professor que marcou uma fase da sua vida. O professor exerce um papel de influenciador na nossa infância, adolescência e até mesmo na fase adulta. Professores marcantes nunca saem da nossa memória. Eu, por exemplo, me lembro claramente da minha professora da Educação Infantil (na minha época jardim de infância). Lembro-me da professora mais amável, daquela mais durona e assim por diante.
Em qualquer área profissional existem aqueles que escolheram suas carreiras por profissão e outros por vocação. A diferença entre eles é simples:
Profissional por profissão – é aquele que elege a sua carreira pela forma como ela se apresenta promissora no mercado ou porque acredita ter identificação com aquela carreira. Estuda para se preparar para o mercado. Busca emprego e após conseguir, procura desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível, fazendo a sua parte e cumprindo o seu papel.
Profissional por vocação – é aquele que sabe o que deve fazer, que caminho seguir. Se prepara para atuar no mercado, busca emprego e quando começa a trabalhar percebe que não poderia estar fazendo nada diferente daquilo a que se propôs. Se emociona com o seu trabalho e após cada dia tem a sensação de missão cumprida. Sente dentro de si que cada ação de trabalho que desenvolve contribui de forma positiva para algo ou para tornar melhor a vida de alguém. Além disso, nunca se contenta, busca atualização constante porque sabe que é fundamental para o acompanhamento das mudanças que o mercado de trabalho apresenta.
O professor também se enquadra neste contexto. Como forte influenciador que é, a motivação que o fez escolher ser professor fará toda a diferença no seu trabalho e consequentemente na formação de seus alunos.
O professor é a estrela da escola! É em torno dele que as ações educacionais se realizam. A identidade da escola deve muito à sua equipe docente. O professor não representa o único meio de propaganda que uma escola pode ter, mas sem dúvidas é o principal deles. É na sala de aula que o serviço educacional se realiza em toda a sua plenitude. E essa missão cabe ao professor.
Uma escola pode ter uma excelente infraestrutura, um atendimento de qualidade e processos bem estruturados e organizados, mas nada disso terá pleno valor se o trabalho desenvolvido em sala de aula não for eficaz.
Professores por vocação buscam meios de se renovar constantemente e em um processo de inovação e adaptação elevam o seu trabalho para além de ensinar as disciplinas, são educadores que ensinam para a vida, com plena convicção de seus papéis e da bela missão que está em suas mãos.
Concluo com uma bela e inspiradora frase do mestre Paulo Freire: ”Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas do Projeto Rumo A Universidade