segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tecnologia ou Metodologia?


Os desafios de uma sala de aula não podem ser solucionados pela simples substituição de ferramentas. Inovação é a chave para tornar a aula mais atrativa e captar a atenção da turma.


O buraco no muro



Enquanto algumas pessoas insistem em subestimar a capacidade dos jovens e tratar as ferramentas tecnológicas e as mídias sociais como mero passa-tempo, uma experiência muito bem sucedida de inclusão digital na Índia, que vale a pena conhecer, demonstra facilmente que todos podemos aprender e superar nossas limitações.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Guia do Estudante: Profissões e Universidades



Galera trazendo mais uma dica sobre profissões e cursos universitários. A Editora Abril tem um portal com várias informações para ajudá-los na escolha do caminho profissional.

Clique na imagem ao lado para acessar.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Olimpíadas Escolares: inscrições vão até 29 de junho


Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará iniciaram suas inscrições em 29 de maio e vão até o dia 29 de junho de 2012.

A atividade têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos. Para participar os interessados devem acessar o site www.esporte.ce.gov.br.  (Confira passo a passo abaixo)

Esta é a maior competição esportiva estudantil do Estado. Para o sucesso das Olimpíadas, os organizadores contam com a colaboração de professores, técnicos, diretores e secretários municipais que para participaram do lançamento das Olimpíadas, em 29 de maio, momento onde foram discutidos diversos assuntos referentes aos jogos.


16 modalidades serão disputadas durante as Olimpíadas Escolares 2012, quais sejam: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.  Um total de 21 mil alunos oriundos das redes pública e privada participam das competições.


Esta é uma atividade que proporciona aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva.Tem como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.


Confira o passo a passo para as inscrições:

1. Acesse o site: www.esporte.ce.gov.br

2. clique no link eventos situado a esquerda na tela;

3. clique em olimpíadas escolares;

4. clique no Registre-se aqui e preencha os campos solicitados;

5. anote sua senha para não esquecer e a numeração que será gerada pelo sistema;

6. em seguida entre com o CNPJ da escola e a senha para ter acesso a inscrição nas modalidades que a escola desejar.

Mais informações:
Núcleo das Olimpíadas Escolares na Sesporte
Contato: (85) 3101.4391// 3101.4394// 3101.4388
e-mail olimpiadasescolares@esporte.ce.gov.br

12.06.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação

Aberto Processo Seletivo para Estagiários/Instrutores do Projeto e-Jovem

O Instituto CENTEC e a Secretaria da Educação - SEDUC, abrem Processo Seletivo para estagiários/instrutores do PROJETO e-JOVEM, que exercerão atividades na área de Informática, Inglês e Empregabilidade – em 66 municípios do estado do Ceará e formação de um banco de talentos.

O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação – SEDUC. Através dele é oferecida formação complementar em Tecnologias da Informação e Comunicação, para jovens egressos e alunos do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de ensino, possibilitando a inserção e qualificação para a entrada no mundo do trabalho e geração de renda, enfatizando o protagonismo juvenil.

    * Faça o download do EDITAL
    * Para fazer suas INSCRIÇÕES ON-LINE clique AQUI.
    * Inscrições até o dia 25 de junho de 2012.
    * Prova objetiva dia 07 de julho de 2012, sábado, das 13h às 17h.

Mais informações:
CARTAZ DA SELEÇÃO

ACESSE: http://drh.centec.org.br/

12.06.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Projovem Trabalhador 2012

O programa Projovem Trabalhador está com inscrições abertas para jovens de 18 a 29 anos do ensino fundamental ou médio, em situação de desemprego, com renda familiar de até um salário mínimo, que queiram se capacitar para o mercado do trabalho. As inscrições seguem até o dia 15, nos núcleos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) localizados nas Regionais.

O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal, executado pelos governos estaduais e municipais, com o objetivo de preparar o jovem em uma área profissionalizante.


Em Fortaleza, a meta da Prefeitura é atender 2.500 jovens. Os cursos profissionalizantes têm carga horária de 350h/a, sendo 100h/a de noções básicas gerais sobre o mundo do trabalho e 250h/a para a qualificação profissional específica, no qual o jovem, em Fortaleza, pode escolher entre as seguintes áreas: Alimentação, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Beleza e Estética, Arte e Cultura, Administração, Vestuário e Comunicação e Marketing Social.


Os jovens que cumprirem pelo menos 75% da frequência vão receber bolsa mensal de R$ 100, além de material didático, lanche, transporte (caso necessário), seguro de vida, farda e kit estudantil (caderno, lápis, borracha, mochila, estojo e caneta). Os cursos terão duração de seis meses, com turmas diurnas e noturnas, distribuídas em todas as Regionais, de acordo com a demanda. Ao final, o Programa garante inserção de, no mínimo, 30% dos participantes no mercado de trabalho. Para outras informações, a SDE disponibiliza o telefone 0800 275 1441.


Mais informações:

Regional I – Rua Jerônimo, 20, Otávio Bonfim – Telefone: 3433.6851;
Regional II – Rua Prof. Juraci de Oliveira, 01, Edson Queiroz – Telefone: 3241.4770;
Regional III – Av. Jovita Feitosa, 1264, Parquelândia – Telefone: 3223.4700;
Regional IV – Av. Dedé Brasil, 3770, Serrinha – Telefone: 3433.2884;
Regional V – Rua Augusto dos Anjos, 2466, Siqueira – Telefone: 3433.2846;
Regional VI – Rua PE. Pedro de Alencar, 1385, Messejana – Telefone: 3488.3171.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Curso: Tecnologias digitais para professores de espanhol

O Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC) da Faculdade de Educação da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) está oferecendo o curso de capacitação na modalidade extensão sobre a “utilização de objetos de aprendizagem em sala de aula mediatizado pelas tecnologias digitais”. O programa do curso tem como justificativa a carência na divulgação de conhecimentos com relação a utilização de recursos digital denominada objetos de aprendizagem aplicadas no ensino de espanhol no ensino médio.

Maiores informações, clique aqui!
Programa de Iniciação Científica e Mestrado - PICME
O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado).
O PICME é coordenado em nível nacional pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA e ofertado por Programas de Pós-Graduação em Matemática de diversas universidades espalhadas pelo país.

Maiores informações, clique aqui!

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Abertas inscrições de mestrado para professores de matemática

As bolsas de estudos, para professores da rede pública, são oferecidas pelo PROFMAT (programa gratuito de Mestrado, reconhecido pelo MEC/Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática).
        
As inscrições podem ser realizadas  até o dia 2 de julho para curso de mestrado profissional, em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Ao todo serão oferecidas 1.570 vagas, em todo país. A prioridade é para professores das redes públicas da Educação Básica que atuem na docência de Matemática, todavia 20% das vagas também são oferecidas por docentes da rede privada.

As inscrições devem ser feitas no site do Profmat e o valor da taxa de R$ 43,00 deve ser pago, exclusivamente, por meio de boleto bancário emitido no momento de preenchimento do formulário.

O exame consistirá numa única prova, realizada no dia 25 de agosto de 2012, com duração máxima de quatro horas.Os professores aprovados iniciarão o curso em março de 2013.

Podem se inscrever no exame somente portador de diploma de curso superior devidamente registrado no MEC ou estudante de curso superior com conclusão prévia ao ato da matrícula, devidamente comprovada perante a respectiva instituição associada ao Profmat.

Mais informações:
PROFMAT: http://www.profmat-sbm.org.br/

Fonte:
31/5/2012 
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Olímpiada da Língua Portuguesa 2012


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.


Sua escola pode ser campeã da Língua Portuguesa. Escrever é ser autor da própria história.

As inscrições e adesões estão prorrogadas até 22 de junho!
Todo professor que queira se inscrever
Toda secretaria que queira fazer adesão
Terá a participação garantida na Olimpíada 2012!

Dúvidas e informações ligue 0800-7719310

Maiores informações clique na logomarca do projeto.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lançamento das Olimpíadas Escolares 2012 será nesta terça-feira (29)

Será dada a largada para as Olimpíadas Escolares 2012. Nesta terça-feira (29), às 10 horas, no Auditório Blanchard Girão, da Sesporte (Av. Alberto Craveiro 2775), acontecerá a reunião de lançamento da maior competição estudantil do Estado. A Secretaria do Esporte e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará convocam professores, técnicos, diretores e secretários municipais para participarem desse momento onde serão discutidos diversos assuntos referentes aos jogos.
Neste ano, as Olimpíadas Escolares do Ceará terão disputas em 16 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Luta Olímpica, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez. As Olimpíadas Escolares acontecem anualmente proporcionando aos alunos das escolas cearenses oportunidade de vivenciarem os ideais olímpicos de forma saudável e inclusiva. Os jogos reúnem mais de 21 mil alunos da rede pública e privada, tendo como premissa a descoberta de talentos esportivos para uma melhor qualidade de vida aos jovens estudantes cearenses.
Olimpíadas Escolares
Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e com o apoio das Federações Amadoristas, as Olimpíadas Escolares do Ceará buscam promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado, além de revelar novos talentos, levando uma mensagem de cultura e paz, mostrando que é possível realizar esporte de forma solidária e sem violência.
Núcleo das Olimpíadas Escolares na Sesporte
Contato: (85) 3101.4391
 
29.05.2012
Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana
(85) 3101-4415
manuella.viana@esporte.ce.gov.br


Fonte: Seduc

sexta-feira, 25 de maio de 2012

MEC anuncia mudanças no Enem deste ano

Uma das novidades é a mudança nos critérios de correção da redação, item da prova que causou polêmica no ano passado

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta quinta-feira como será o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. Uma das novidades é a mudança nos critérios de correção da redação, item da prova que causou polêmica no ano passado e motivou vários candidatos a entrar na Justiça para pedir revisão da nota.

A redação do Enem vale 1.000 pontos e cada texto é lido por dois corretores, que atribuem a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item vale 200 pontos. Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências.

Se a discrepância nas notas permanecer mesmo após a terceira avaliação, será convocada uma banca, formada por três professores, que fará a correção presencial. O manual do aluno do Enem deste ano trará exemplos de redações consideradas de excelência e o detalhamento da metodologia de correção e do que os avaliadores esperam que o estudante desenvolva em cada competência. Esse material estará disponível a partir de julho.

Assim como nos anos anteriores, o edital do Enem não permitirá que os alunos recorram da nota obtida. Por isso é utilizada a metodologia do terceiro corretor em caso de discrepância. No ano passado, vários alunos entraram na Justiça pedindo revisão da correção e alguns conseguiram mudar a nota. A Justiça chegou a determinar que todos os estudantes tivessem acesso à cópia da redação e que pudessem ter direito ao recurso, mas a liminar foi posteriormente cassada.

Fonte: Band

Inscrições Enem 2012

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 serão abertas na próxima segunda-feira, às 10h. Os interessados terão até o dia 15 de junho para preencher o formulário eletrônico disponível no site do MEC. Asssim como nos últimos anos, a taxa é de 35 reais e deve ser paga até 20 de junho. Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública estão isentos.
As provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, e o gabarito oficial será publicado no dia 7 do mesmo mês. Ainda segundo o cronograma, os resultados dos participantes estarão disponíveis a partir de 28 de dezembro. O edital completo com todas as regras do Enem 2012 será publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União.
Redação – O MEC anunciou também nesta quinta-feira mudanças nos critérios de avaliação da redação. Pelo novo sistema, cada prova será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Caso as notas atribuídas pelos dois corretores apresentem diferença igual ou superior a 200 pontos, um terceiro profissional terá acesso à prova. Até o ano passado, a margem era de 300 pontos (a nota final do Enem varia de 0 a 1.000). 
Caso a discrepância permaneça, o texto será enviado a outra banca examinadora, composta por três outros avaliadores, que dará a nota final. Para esclarecer corretores e estudantes sobre os novos critérios de avaliação, o MEC vai disponibilizar uma cartilha na internet a partir de julho. "É uma nova grade de análise, que dá um salto de qualidade no que nós tínhamos", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Buscamos a maior objetividade possível em um texto, para que se dê segurança aos estudantes do rigor da correção e dos procedimentos.”
As competências avaliadas nos textos incluem domínio da norma padrão da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, organização e interpretação de informações e argumentos em defesa de um ponto de vista, demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação e elaboração da proposta para a solução do problema abordado.
De acordo com Mercadante, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo MEC e pelo Ministério Público em agosto de 2011, que previa acesso universal à redação do Enem 2012, será respeitado. Ou seja, todos os estudantes poderão ver a correção de sua dissertação. O acesso, ressalta o MEC, terá finalidade pedagógica. Em resumo: a nota final não poderá ser contestada. A logística da operação ainda está sendo discutida. 
Na última edição do Enem, o Inep, autarquia do MEC responsável pela exame federal, foi confrontado com processos judiciais de candidatos que criticaram as avaliações. É o caso de uma estudante carioca que recebeu três notas diferentes: 800 (do primeiro corretor), 0 (do segundo) e 440 (do terceiro). Na última semana, o estudante Iago Técio da Silva de Sousa, do Ceará, conseguiu na Justiça o direito de ter acesso à redação.
Certificado Outra mudança anunciada diz respeito aos estudantes que buscam com o Enem a certificação de conclusão do ensino médio. Eles terão de obter um melhor desempenho na prova para conseguir o diploma. A pontuação mínima necessária subiu de 400 para 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de 500 pontos na redação.
Mercadante foi novamente questionado acerca da promessa do MEC de realizar o Enem duas vezes ao ano. O projeto inicial era lançar as duas avaliações anuais em 2012. O ministro disse apenas que abordará o tema em outra oportunidade e que ainda é cedo para trazer assunto à mesa de debates.
 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Programa Jovens Embaixadores

Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2013 vão até 5 de agosto
Continuam abertas  até 5 de agosto de 2012 as inscrições para a décima primeira edição do Programa Jovens Embaixadores/2013, programa de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.

Através do Jovens Embaixadores, 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” participarão de um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

O candidato deve preencher os seguintes critérios: ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem); ter boa fluência oral e escrita em inglês; ser aluno do ensino médio na rede pública; pertencer à camada sócioeconômica menos favorecida; ter excelente desempenho escolar; ter perfil de liderança, iniciativa e boa desenvoltura oral; estar engajado por, pelo menos, um ano em atividades de responsabilidade social / voluntariado; e, nunca ter viajado aos Estados Unidos.

As inscrições para o programa de 2013 serão efetuadas somente online. O endereço está disponível nos sites:  


Mais informações:
Técnica de Aperfeiçoamento Pedagógico, Maria das Graças Girão Nobre
Tels: (85) 3101 3968
e-mail: mariaggn@seduc.ce.gov.br

24.05.2012
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
imprensa@seduc.ce.gov.br

Heróis do Futuro

Você sabia que o futuro do mundo está em suas mãos? É isso mesmo. O Sistema FIRJAN, por meio do SESI, criou o projeto multiplataforma Heróis do Futuro criado para sensibilizar estudantes do Rio para os temas que serão debatidos na Rio+20 e para os desafios de um desenvolvimento sustentável no mundo.
E tem mais: o Heróis do Futuro tem uma grande aventura para você. Um concurso on-line que, além de te ensinar a construir um mundo melhor de um jeito mega divertido, pode te dar prêmios como uma viagem a Fernando de Noronha, um iPad2, um Playstation 3… bom demaisss, né? =)

Maiores informações clique no nome do projeto.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pra quem gosta de Inglês

Galera já faz um tempo que curto esse programa e quero compartilhar com vocês. Pra quem gosta de inglês e se interessa em aprendar, é boa dica.
Acesse o link Inglês com Música e curta.

Dica de filme

Não deixem de conferir o trailer do filme Gênio Indomável [Clique no nome do filme], uma excelente história com o ator Matt Damon sobre um jovem em conflito com seu passado e suas limitações, mas que possui um grande talento matemático.

Publicada portaria que altera carga horária Servidores ADO – Estado

17 Maio 2012
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 14 de Maio de 2012, a partir da página 76, ATO da SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ que nos termos da Lei Nº 15.033 e Decreto Nº30. 832 de 2012,  alterara, a partir de 1º de maio de 2012, a carga horária de 30 (trinta) para 40 (quarenta) horas semanais, dos  SERVIDORES da Secretaria da Educação ocupantes de cargos/funções integrantes do Grupo Ocupacional de Atividades de Apoio Administrativo e Operacional –ADO.
Lembramos que em reunião realizada na tarde de segunda-feira, 16 de abril, entre Sindicato APEOC e SEDUC, questionada sobre o pagamento do salário e benefício alimentação dos servidores ADO, a Secretária, disse que o pagamento do salário sairá normalmente no mês subsequente ao trabalhado com o pagamento do mês de maio previsto para o primeiro dia útil de junho.
Quanto ao benefício alimentação esclareceu que para que seja possível a inclusão do benefício alimentação para o pessoal ADO que ampliou a jornada para 40 horas é necessário que a folha “rode” pelo menos uma vez. Diante disso o benefício alimentação será implantado na folha de junho com pagamento retroativo a 02 de maio.
O Sindicato continua reivindicando o direito a ampliação de carga horária para os professores e o pessoal ANS.

Maiores informações nos links abaixo

 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Professor: profissão ou vocação?

Todo mundo tem uma lembrança de algum professor que marcou uma fase da sua vida. O professor exerce um papel de influenciador na nossa infância, adolescência e até mesmo na fase adulta. Professores marcantes nunca saem da nossa memória. Eu, por exemplo, me lembro claramente da minha professora da Educação Infantil (na minha época jardim de infância). Lembro-me da professora mais amável, daquela mais durona e assim por diante.
Em qualquer área profissional existem aqueles que escolheram suas carreiras por profissão e outros por vocação. A diferença entre eles é simples:
Profissional por profissão – é aquele que elege a sua carreira pela forma como ela se apresenta promissora no mercado ou porque acredita ter identificação com aquela carreira. Estuda para se preparar para o mercado. Busca emprego e após conseguir, procura desenvolver o seu trabalho da melhor maneira possível, fazendo a sua parte e cumprindo o seu papel.
Profissional por vocação – é aquele que sabe o que deve fazer, que caminho seguir. Se prepara para atuar no mercado, busca emprego e quando começa a trabalhar percebe que não poderia estar fazendo nada diferente daquilo a que se propôs. Se emociona com o seu trabalho e após cada dia tem a sensação de missão cumprida. Sente dentro de si que cada ação de trabalho que desenvolve contribui de forma positiva para algo ou para tornar melhor a vida de alguém. Além disso, nunca se contenta, busca atualização constante porque sabe que é fundamental para o acompanhamento das mudanças que o mercado de trabalho apresenta.
O professor também se enquadra neste contexto. Como forte influenciador que é, a motivação que o fez escolher ser professor fará toda a diferença no seu trabalho e consequentemente na formação de seus alunos.
O professor é a estrela da escola! É em torno dele que as ações educacionais se realizam. A identidade da escola deve muito à sua equipe docente. O professor não representa o único meio de propaganda que uma escola pode ter, mas sem dúvidas é o principal deles. É na sala de aula que o serviço educacional se realiza em toda a sua plenitude. E essa missão cabe ao professor.
Uma escola pode ter uma excelente infraestrutura, um atendimento de qualidade e processos bem estruturados e organizados, mas nada disso terá pleno valor se o trabalho desenvolvido em sala de aula não for eficaz.
Professores por vocação buscam meios de se renovar constantemente e em um processo de inovação e adaptação elevam o seu trabalho para além de ensinar as disciplinas, são educadores que ensinam para a vida, com plena convicção de seus papéis e da bela missão que está em suas mãos.
Concluo com uma bela e inspiradora frase do mestre Paulo Freire: ”Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina.”

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jovem de Futuro: Governo implanta projeto para melhorar aprendizagem

Como melhorar o desempenho dos alunos do Ensino Médio, além de reduzir a evasão? Estes são alguns dos desafios que a escola da rede pública estadual precisa responder e agora passa a contar com o Projeto Jovem de Futuro. O lançamento será nesta quarta-feira, dia 9, às 11 horas, no Palácio da Abolição. A iniciativa reúne os Governos Estadual e Federal, além do Instituto Unibanco, com um investimento total de R$ R$ 9.257.900,00. O evento contará com as presenças do governador Cid Gomes, da secretária da Educação, Izolda Cela, da superintendente executiva do Instituto Unibanco, Wanda Engel e da  coordenadora do Programa Ensino Médio Inovador do MEC, Sandra Garcia.

O Jovem de Futuro é uma tecnologia voltada à Gestão Escolar para Resultados. A base do Projeto é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria escola, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade que é implementado ao longo de três anos, correspondente ao ciclo do ensino médio. Nesse momento, 100 escolas aderiram à iniciativa que beneficiará 92.500 alunos do ensino médio. Cada unidade define seu próprio planejamento, identificando carências e necessidades lado a lado com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar. Podem ser  a média dos alunos, o perfil dos professores, as rotinas administrativas, instalações físicas.

Para a execução de seu Plano de Melhoria, a unidade terá apoio técnico e financeiro, no valor de R$ 100,00 ano-aluno. Além da capacitação para trabalhar com o novo modelo de gestão, receberá também recursos para desenvolver projetos e contará com sistema de reconhecimento e premiação para professores, servidores e alunos.

Para isso, em um período de três anos, as escolas terão que aumentar em 25 pontos a média de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, tendo por referência o Sistema Permanente da Educação Básica (Spaece), diminuir em 50% o percentual de alunos com rendimento abaixo do nível intermediário, conforme a escala do Spaece, e reduzir em 40% os índices globais de abandono do ensino médio.

Conforme a secretária Izolda Cela, o projeto vai fortalecer o processo de ensino das escolas para fazer com que os jovens concluam o Ensino Médio com níveis bem mais elevados de aprendizagem. "A previsão é que o Jovem de Futuro esteja implantado em todas as escolas da rede estadual até o final de 2014" - afirma.

Maiores informações: Site da SEDUC.

O que é Informática Educativa?


O computador é hoje um dos meios de comunicação mais utilizados na atualidade. Prático e rápido tornou-se cada vez mais presente em nosso cotidiano. Por essas facilidades o computador vem sendo utilizado como recurso pedagógico nas escolas. Este projeto teve início na década de 70 com bases que deram origem a Informática Educativa. O sistema operacional utilizado é o Linux Educacional que possui programas similares ao Windows além de oferecer ferramentas didáticas relacionadas as disciplinas cursadas nas escolas. Estas ferramentas proporcionam aos professores a possibilidade de enriquecimento das aulas através dos recursos que a informática e a internet oferece, como: jogos educacionais, vídeos e outros conteúdos  disponíveis em sites de educação. Para que essa realidade torne-se efetiva é necessário, além do Laboratório de Ensino de Informática (LEI) a parceria e dedicação dos professores e dos alunos.Com isso, o aprendizado não ficará preso apenas aos livros podendo ser remodelado e renovado pelos professores e alunos.




O que se faz no Laboratório de Informática?

Pensamos a informática educativa, integrada as Áreas do Conhecimento, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem e não somente como uma disciplina acrescentada; antes disso ela constitui na verdade uma poderosa ferramenta de interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento com a realidade vivenciada por professores e alunos na sociedade moderna.

Fazemos do "LEI" um espaço de aprendizagem e interação.

Aulas do Projeto Rumo A Universidade